Telescópio e Binóculos é na Astrobrasil

Entenda

Telescópio: O Guia Completo de Compra

featuree Image

Antes de comprar, que tal aprender um pouco?

A Astrobrasil.com é o maior site do Brasil no comercio de produtos ópticos como telescópios e binóculos. Sabemos que os usuários iniciantes são nossos maiores clientes. Porem, também sabemos o quanto é difícil para um usuário iniciante aprender, entender e saber qual a diferença entre telescópios e principalmente, qual modelo comprar. Vamos aprender?

As três regras básicas na escolha de um telescópio

Você quer um telescópio, mas qual e o que devo saber antes de comprar um telescópio? Nós da Astrobrasil.com sabemos que estas dúvidas são normais e comuns. Vamos lhe explicar tudo o que você precisa saber para escolher o melhor equipamento para sua finalidade.

Regra  nº1 - Telescópio de Shopping

Esqueça aqueles telescópios que você já deve ter visto em um shopping com cara de brinquedo, que promete até 1000x de aumento. Apesar de haver várias opções de telescópios acessíveis aos iniciantes é importante ter certeza de que você está comprando um equipamento de qualidade e não algo que você irá encontrar aos montes em supermercados e shoppings.

Regra nº 2 - Conjunto óptico

O conjunto óptico do telescópio é onde acontece a mágica. . Um bom espelho no caso dos refletores ou boas lentes no caso dos refratores, é essencial para a captura de uma boa imagem. O uso de oculares de boa qualidade também é necessária pois elas que irão fazer o aumento da imagem captada.

Regra nº 3 - Mount (Montagem)

É claro que você também quer que seu telescópio seja grande e potente, mas não se esqueça também da portabilidade e da conveniência. Seu primeiro telescópio não deve ser um trambolho pesado e volumoso que te impede de utilizar ao ar livre ou transporta-lo, não é mesmo?

1. Abertura, o coração do telescópio

Todos os telescópios, seja grande ou pequeno, são desiginados a fazer duas coisas: clarear e ampliar a visão de objetos celestes. Os telescópios refletores e refratores fazem isto de maneiras diferentes, e cada uma com suas vantagens e desvantagens.
Independente do telescópio, sua característica mais importante é uma: a sua abertura. O diâmetro da abertura do seu espelho ou lente (que são conhecidos como objetiva) que irá captar luz e imagem. Quanto maior a abertura, mais detalhado e clara será a imagem.

featuree Image
  • 2. Telescópio refletor x refrator

    Avatar

    Diferenças entre telescópios refletores x refratores

featuree Image

2.1 . Telescópio Refletor 

Telescópio Refletor: Resumidamente, o telescópio refletor é o mais barato, mais usado e mais procurado. Ele utiliza um grande espelho no fundo do telescópio para focalizar raios luminosos em um pequeno espelho próximo da abertura que irá refletir a luz para um ocular localizada em cima do telescópio. Geralmente é o equipamento mais apropriado a observações Astronômicas.

O seu custo de produção é mais barato em relação a outros tipos de telescópios, e lhe oferece mais abertura pelo dinheiro. Se você está procurando um telescópio que lhe dará espaço para crescer na astronomia , um telescópio refletor médio (114mm ou mais) é sua melhor opção pelo seu dinheiro.

Um detalhe: por utilizar espelhos a imagem gerada ficará de cabeça para baixo. Em se tratando de observação astronômica isto não é um problema pois como os objetos celestes são simétricos você nem irá perceber este detalhe.

2.2 . Telescópio Refrator

Telescópio Refrator: O telescópio refrator é um equipamento que utiliza-se lentes e não espelhos na ponta do telescópio para focalizar os raios luminosos em uma ocular no fundo do telescópio. É o mesmo sistema utilizado em binóculos e quase todas as lunetas terrestres.

Os telescópios refratores não fazem a inversão de imagem como faz os telescópios refletores, por isto permite a visualização de objetos terrestres também.

featuree Image
  • 3. Tipos de Montagens de telescópios

    Montagem de telescopio

    Primeiramente, a montagem não é o ato de montar o equipamento. É o nome de uma peça muito importante que liga o tubo ao tripé. Da mesma forma que um motor de carro é inútil sem um chassi e rodas, o tubo óptico é apenas metade do equipamento. A outra metade é o que chamamos de montagem. As montagens de telescópio vem em basicamente dois tipos: Azimutal e Equatorial.

Montagem Azimutal

3.1 . Montagem Azimutal

A montagem azimutal (AZ) requer que você mova seu telescópio para o astro que deseja observar. Você move seu telescópio em duas direções: cima-baixo, direita-esquerda para manter o objeto ao centro de sua lente ocular. Isto é necessário pois os astros se movem pelos céus de acordo com o tempo. Por ser uma montagem menos complexa de se instalar e de uma utilização mais fácil é a preferida e a mais recomenda para iniciantes na astronomia.

3.2 . Montagem Equatorial

Uma montagem equatorial (EQ) requer que você mova o telescópio da mesma forma que uma montagem azimutal, porem requer apenas uma pequena mudança na engrenagem da montagem para acompanhar o astro. Isto acontece pois a montagem equatorial, se move na mesma direção em que os astros, e não de forma retilínea como a montagem azimutal. Também ela é mais cara, pesada e complexa do que uma montagem azimutal, e envolve uma dificuldade maior na sua instalação e é indicada para pessoas com conhecimento prévio de astronomia.

Montagem Equatorial
featuree Image

4. Poder de ampliação do Telescópio

Uma abertura maior permite que utilizemos um aumento maior. Você na verdade pode fazer qualquer telescópio atingir qualquer aumento (apenas trocando e utilizando outras oculares) porem sem uma grande abertura, um grande aumento é inutil, pois você irá ver apenas uma imagem embaçada, sem definição e escura. Um telescópio que por exemplo pode ser utilizado até com 50x de aumento sem que fique sem definição, irá revelar as luas de Júpiter, os anéis de Saturno e alguns detalhes dos aglomerados mais brilhantes, nebulosas e galaxias. Mas para discernir a superfície de Marte por exemplo, você irá precisar de aumentos maiores como 150x ou mais

Dependendo da qualidade óptica e condições atmosféricas, você poderá utilizar de 2x o tamanho da abertura. Por exemplo, se você tiver um telescópio de 70mm, você ira utilizar no máximo até 140x de aumento.

Mas isto é o máximo; na maioria das vezes você irá perceber que as melhores visões são feitas com os menores aumentos. Se um telescópio é anunciado como super-aumentos por exemplo, ele está tentando te enganar.

Talvez até mais importante, uma grande abertura te permite ver objetos mais "apagados". Isto é diferente de prover aumento. Na verdade o maior problema na astronomia é que os objetos não muito pequenos e precisam de grandes aumentos, e sim é que eles são muito escuros e "apagados" no céu e precisam de mais luz - em outras palavras, mais abertura.

5. Distância Focal

Se a abertura do telescópio é a característica mais importante, a distância focal vem logo em seguida. Suponha que você possua dois telescópios com a mesma abertura porem com distâncias focais diferentes. O telescópio com a distância focal mais longa lhe dará um aumento maior. Porem, entenda que ao mesmo tempo que você ganha um aumento maior, você terá uma imagem mais escura e com um campo visual menor do que o telescópio de distância focal menor. Ou seja, é um perde/ganha.

Quanto maior a distância focal, melhor?
Eu devo escolher a maior distância focal que eu conseguir?

Talvez sim, talvez não. Uma distância focal maior é preferível se o seu objetivo primário é ver grandes aumentos de objetos como a Lua, Planetas e estrelas duplas. Agora se o seu objetivo é observar a Via Lactea, a cintilante Pleiades de forma completa, então uma distância focal curta é o ideal.

featuree Image
featuree Image

6. Oculares

Trazendo a luz a foco, um telescópio forma a imagem. Porem, precisamos de um jeito de ver essa imagem. E é ai que entra a ocular. Pense dela como uma pequena lente de aumento. E mudando a ocular você terá aumentos diferentes.

Para descobrir o aumento que um telescópio pode gerar basta dividir a distância focal do telescópio pelo tamanho da ocular.
Por exemplo, o telescópio SkyLife Cygnus possui 900mm de distância focal. Se você for utilizar a lente de 10mm, você terá 90x de aumento (900mm/10mm = 90x de aumento). Uma lente de 25mm (900mm/25mm = 36x de aumento).

A maioria dos telescópios acompanha duas oculares. Porem, há uma grande diferença de modelos de oculares. Geralmente há os modelos Huygens e Super Plossl. As oculares Huygens são relativamente mais baratas, possuem campo visual menor e qualidade inferior em relação a uma ocular Super Plossl. Quase todos os telescópio vendidos no Brasil possuem a Huygens como padrão.

A marca SkyLife por exemplo, fabrica quase todos os seus modelos com as oculares Super Plossl, que são infinitamente melhores, possuem melhor qualidade optica e um campo visual bem maior.

Também, temos que lembrar da lente Barlow. Ela irá ampliar a capacidade de ampliação do telescópio por duas ou tres vezes fazendo um belo trabalho de aumentar a variedade de aumentos de suas oculares. A lente barlow é utilizada em conjunto com a sua ocular.

7. Localizadoras 

O seu telescópio está montado e pronto para uso, e agora? Naturalmente você terá que apontar ele para começar a ver correto? Você provavelmente conseguirá ver a Lua apenas apontando o tubo na direção dela. Porem, é isto.

Para ver objetos menos brilhantes e menores você irá precisar da sua luneta localizadora. Isto porque mesmo que um telescópio possua pouco aumento, a imagem gerada é apenas uma pequena porção do céu dificultando bastante a mira do que se deseja observar. A localizadora é nada mais do que uma mira de apontamento.

Luneta Localizadora
  • 7. Telescópios mais vendidos

    Quando você compra na Astrobrasil.com , você está comprando de uma loja que é 100% especializada no assunto. Apenas em telescópios, temos mais de 50 modelos diferentes entre as 6 principais marcas do mercado. Para podermos fornecer a melhor variedade e frequência somos importadores diretos ou seja, não há atravessadores ou distribuidores no caminho, levando a você o menor preço e a maior variedade do Brasil. Todos os nossos produtos são despachados diretamente de nosso depósito em Minas Gerais.

SkyLife Cygnus 114mm

De todos os 50 modelos que possuímos este é certamente o mais vendido. Este modelo possui uma grande abertura de 114mm e acompanha duas oculares Super Plossl de padrão Americano de 1,25 polegadas.

Clique e veja o Telescópio

SkyLife Vox 70mm

Já na categoria de refratores, este é nosso modelo mais vendido. Com 700mm de distância focal, Este equipamento irá lhe possibilitar grandes aumentos e uma portabilide incrível.

Clique e veja o Telescópio

Telescópio Skylife vox

SkyLife Antares 152mm

Agora, se você está procurando um equipamento top de linha não há segredo ou erro: o equipamento ideal é um da linha de 152mm. Com oculares Super Plossl de série, montagem Equatorial e câmera lunar como opcional.

Clique e veja o Telescópio

Busca
Atendimento
  • 34 33363603
  • 08:30 as 17:00 - Segunda a Sexta
Formas de pagamento
Certificados e segurança
Informações finais
"Ofertas válidas enquanto durarem nossos estoques. Preços, condições de pagamento e frete válidos exclusivamente para compras efetuadas neste site, não valendo necessariamente para nossas lojas físicas. Todos os preços e condições comerciais estão sujeitos a alteração sem aviso prévio. As imagens dos produtos são meramente ilustrativas." A simples inclusão de um produto no "carrinho de compras" não implica na efetivação da compra. Desta forma, sempre prevalecerá o preço do produto vigente no momento da "finalização" da operação de compra pelo consumidor, no caso de alteração do preço entre a data de sua colocação do "carrinho de compras" e a efetivação da compra. A inclusão do produto no "carrinho de compras" também não implica em sua reserva pelo consumidor, estando o mesmo sujeito a eventual término dos estoques."

Grupo Paraquedas CNPJ 09.144.751/0001-56 / Av. Cel Joaquim de Oliveira Prata, 197 - Uberaba, MG - 38022-290 / Copyright © 2016 Astrobrasil. Todos os direitos reservados.
gestão mercadolivre - plataforma sisecommerce